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REGRAS

Para deixar a aventura mais realista e dinâmica, foram criadas regras para determinar ações e recursos do personagem. Os comandos aparecem sempre em negrito e dentro de parênteses.

Exemplos: 

(Vá para 036)

(Desafio: 3)

(Perca 3 de vida)

A seguir, conheça o essencial sobre cada regra.

Cena

Sua aventura será composta de blocos numerados, que apresentam um período de tempo ou um caminho alternativo. Através das cenas é possível viajar pela história. 

Ficha do personagem

A ferramenta mais importante para vivenciar o livro-jogo é a  ficha do personagem, pois contém a história do protagonista e dados sobre seus recursos que serão gerenciados ao longo da narrativa. 

Desafio

Durante as narrativas ou combates, os desafios serão apresentados com um valor específico, para ser igualado ou superado, conforme o exemplo a seguir:

Exemplos: 

(Desafio): 3

Sucesso: (Vá para 021)

Falha: (Vá para 019)

Resolução:

Um dado de 6 lados (D6) deve ser rolado:
Sucesso: 3 ou mais.
Falha: 2 ou menos.
Após isso, se oriente pela tabela de desafio para seguir a aventura.

Combates

Em situações de combate, os oponentes apresentam “Desafio” e “Vida”.

Exemplos: 

Bart – O cão 
Desafio: 2
Vida: 5

Resolução:
    Isso significa que para dar 1 de dano no inimigo, o jogador tem que tirar, no mínimo, 2 na rolagem. Durante esse combate, o jogador tentou atacar a criatura jogando um dado de 6 lados (D6) e tirou 3, consequentemente, o inimigo perde 1 ponto de vida, ficando com 4.

Em caso de falha, o protagonista perde o valor de “Vida” do inimigo, que nesta situação é “4”. Você pode repetir o ataque várias vezes até derrotar o oponente, ou morrer.

Dano extra

Quando o sucesso supera mais vezes o “Desafio”, o personagem causa “+1” de dano para cada superação.

Exemplos:

Desafio: 2

Resultado no dado: 6 
Ou seja: 2 + 2 + 2 = 6 

Total de dano: 3

Finalização

Os combates podem ser acompanhados de finalizações narrativas.

Modo de descanso

Durante a aventura haverá momentos exclusivos de descanso, em que o personagem poderá consumir alimentos de seu inventário para recuperar pontos de vida. 

Aliados

Os livros-jogos são repletos de personagens, e aqui você encontra provas de confiança que podem garantir um “Aliado”, e isso pode mudar o rumo da história.

Sempre que conquistar um aliado, anote seu nome na ficha.